blog
  • 15/08/2019 s 15:56

Como as Moedas são Influenciadas Pelo Ouro

Mesmo que não seja mais usado como uma forma primária de moeda nos países desenvolvidos, o metal amarelo continua a ter um forte impacto no valor dessas moedas. Além disso, há uma forte correlação entre seu valor e a força do comércio de moedas em bolsas estrangeiras.

Para ajudar a ilustrar essa relação entre ouro e comércio de moedas estrangeiras, considere estas cinco características importantes do material amarelo:

O ouro já foi usado para fazer backup de moedas fiduciárias.

Já no Império Bizantino, o ouro era usado para sustentar moedas fiduciárias – ou seja, aquelas consideradas como moeda legal em sua nação de origem. O ouro também foi usado como moeda de reserva mundial durante a maior parte do século 20.

O ouro é usado para se proteger contra a inflação.

Os investidores normalmente compram grandes quantidades de ouro quando seu país está experimentando altos níveis de inflação. A demanda por ouro aumenta durante períodos inflacionários devido ao seu valor inerente e oferta limitada. Como não pode ser diluído, o ouro é capaz de reter valor muito melhor do que outras formas de moeda.

 

O preço do ouro afeta países que o importam e exportam.

O valor da moeda de uma nação está fortemente vinculado ao valor de suas importações e exportações. Quando um país importa mais do que exporta, o valor de sua moeda cairá. Por outro lado, o valor de sua moeda aumentará quando um país for um exportador líquido. Assim, um país que exporta ouro ou tem acesso a reservas de ouro verá um aumento na força de sua moeda quando os preços do ouro aumentarem, já que isso aumenta o valor das exportações totais do país.

Em outras palavras, um aumento no preço do ouro pode criar um superávit comercial ou ajudar a compensar um déficit comercial. Por outro lado, os países que são grandes importadores de ouro inevitavelmente acabam tendo uma moeda mais fraca quando o preço do ouro aumenta. Por exemplo, os países que se especializam na produção de produtos feitos com ouro, mas não têm suas próprias reservas, serão grandes importadores de ouro. Assim, eles serão particularmente suscetíveis a aumentos no preço do ouro.

Fonte

0800 008 6531 | D`Ourobras Investimentos